Porque antes da menstruação dá vontade de comer doce?

Porque antes da menstruação dá vontade de comer doce?

Entenda como as alterações hormonais impactam no apetite.


Esse desejo intenso de doce pode começar uma ou duas semanas antes da menstruação e possivelmente é gerado por conta de alterações hormonais.
Durante o seu período menstrual, você tem aquela vontade excessiva de comer guloseimas, doces e chocolate? Considerado um sintoma da TPM (tensão pré-menstrual), esse desejo intenso de doce pode começar uma ou duas semanas antes da menstruação e possivelmente é gerado por conta de alterações hormonais. As variações nos níveis de hormônios, como estrogênio e progesterona, podem causar vontade de consumir alimentos ricos em carboidratos e doces antes da menstruação, como por exemplo, o chocolate.


O período pré-menstrual pode causar sintomas desagradáveis, como cólicas, inchaço e irritabilidade. Algumas mulheres também referem sentir vontade de comer doces, especialmente chocolates, durante esse período. Para se ter uma ideia, 45% das mulheres apresentam compulsão por doces durante a TPM (Tensão Pré-Menstrual).
Isso ocorre porque há uma ligeira queda nos níveis de magnésio, o que faz com que o organismo sinta necessidade de consumir alimentos que reponham ou estimulem a produção desse mineral. E é aí que entra a ação do chocolate na TPM.


De acordo com a Dra. Flávia do Vale, ginecologista e coordenadora do serviço de obstetrícia do Hospital Icaraí, "Essas mudanças hormonais podem causar uma queda nos níveis de açúcar no sangue, o que faz com que o cérebro envie sinais para reabastecer o açúcar e, por isso, ocorrem esses desejos".


Além disso, no momento que antecede a menstruação, os níveis de serotonina, substância química que tem ligação com a sensação de bem-estar, também tendem a cair, o que representa outro fator para o surgimento da vontade de comer doce.


"Geralmente, as mulheres que sofrem com a TPM têm serotonina mais baixa do que o ideal. Esses níveis baixos podem causar desejos de açúcar e carboidratos, porque a insulina é necessária para 'desviar' a serotonina do intestino (onde é produzida) para o cérebro", detalha a especialista.


E como lidar com esses desejos do período?


Escolha carboidratos complexos


Para manter os níveis de açúcar no sangue adequados e aliviar as mudanças de humor, priorize o consumo de alimentos ricos em fibras, como pão integral, macarrão e cereais.
Vale ressaltar que produtos integrais são fontes de tiamina e riboflavina, vitaminas do complexo B essenciais para combater a tensão pré-menstrual.


Faça refeições pequenas


Outra solução para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e para controlar os desejos é fazer refeições menores e mais frequentes. "Tente comer seis pequenas refeições por dia em vez de três grandes. Ou coma um pouco menos nas três refeições e acrescente três lanches leves", sugere a Dra. Flávia.


Aumente seu magnésio


Inclua no seu cardápio alimentos como vegetais de folhas verdes, legumes, castanha de caju, amêndoas, manteiga de amendoim, sementes e grãos integrais.


Movimente-se


Sabia que a atividade física é importante para a liberação de serotonina? Por esse motivo, ela é uma boa alternativa para quem busca reduzir os desejos e outros sintomas relacionados ao período menstrual, por exemplo, a fadiga e a depressão.


Procure a luz do sol


Ao deixar de se expor à luz solar, você pode ter uma diminuição nos seus níveis de serotonina, o que atrapalha o seu humor e estimula o apetite.


Sentiu vontade de comer doces durante a TPM? Então, tente encontrar outras alternativas mais saudáveis, por exemplo, o chocolate amargo. Além compensar a redução dos níveis de magnésio, o chocolate também possui substâncias de efeito estimulante e antidepressivo (serotonina).


Portanto, comê-lo traz uma sensação de prazer e conforto que ameniza esses sintomas. Mas, vale lembrar: prefira sempre chocolates com no mínimo 70% de cacau, pois ele tem mais magnésio e menos açúcar e limite-se a consumir três quadradinhos diários (15 g).


Fonte: site Terra